BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Castrar ou Não?

Muitos donos de cães e gatos, principalmente os homens (e isso não é um feminismo barato, apenas um fato) acreditam que castrar os animais é algo muito ruim, doloroso e desnecessário. Eles se colocam no lugar dos pobres bichinhos, imaginando como seria ficar estéril ou perder parte de seu sistema reprodutor. Contudo, castrar é um ato de amor, não só ao seu bichinho de estimação, como também a todos os animais.
Se o seu animal não é castrado e um dia foge, ou mesmo é abandonado (o que não é raro), ele pode cruzar com outro na rua, aumentando a superpopulação de animais.
A explosão demográfica dos animais domésticos é um problema de saúde pública. A maior parte dos cães e gatos abandonados é sacrificada ou distribuída em laboratórios, faculdades e hospitais, servindo como cobaia em pesquisas onde sofrem todo tipo de tortura. Muitos ficam vagando pelas ruas sem alimento e água, doentes e desnutridos, e acabam atropelados ou vítimas de maus-tratos. Antes de acasalar seu animal, pense se encontrará pessoas realmente conscientes que assumirão o animalzinho até o fim da vida. A castração é uma medida eficiente para reduzir o número de animais sem lar. Na fêmea, a remoção do útero evita o cio e complicações futuras como tumores e infecções uterinas (piometra). Nos machos, a castração evita a hiperplasia da próstata e tumores de testículos. Ou seja, Castrar traz benefícios a saúde do seu bichinho. E com a evolução da medicina veterinária as anestesias estão muito mais seguras e eficientes e o pós-operatório muito mais simples!

Além disso, a lei 14.483/07, não só regulamenta as vendas de animais, como EXIGE a castração de todos os animais comercializados e também doados!
Fique de Olho!

0 Lambidas: