BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Como proteger seu pet no verão!


Não sei como está ai onde você mora, mas aqui no Rio o calor está extremo! Eu tenho derretido, e volta e meia tenho que procurar meus cachorros e minha gata, que deitam em banheiros e pisos frios da casa, a procura de um refresco.
Pouca gente sabe, mas o calor exige atenção especial com o seu animal. Segundo a veterinária Isabella Morand, da Bicho Bacana, o primeiro item a ser observado é o horário dos passeios. “Os donos precisam evitar os períodos de sol forte, a fim de prevenir queimaduras no coxim plantar do animal (parte da pata que entra em contato direto com o chão)”, alerta Isabella. Passar filtro solar no focinho e nas pontas das orelhas, especialmente no caso de animais brancos ou com pouco pelo, ajuda a diminuir o risco de câncer de pele, causado pelo excesso de exposição aos raios ultravioleta. Oferecer água fresca durante o percurso também é importante para manter seu melhor amigo hidratado. “Outra coisa que pode ser feita é calçar sapatinhos próprios no bicho, a fim de proteger as patas do contato com o solo quente”, ensina Isabella. O calor também pode deixar cães e gatos indispostos e sem fome. De acordo com Isabella, nessa época do ano é comum que os animais se alimentem mais durante a noite. “É melhor deixar para dar ração depois do passeio ou dos exercícios. Muitas vezes, a combinação de calor e estômago cheio faz com que o bicho vomite”, explica a veterinária.
Além disso, é durante o verão que eles sofrem com pulgas, carrapatos (mesmo que em menor ocorrência), picadas de insetos, coceiras e queda de pêlos. Se o seu pet for alérgico a algum desses parasitas, uma única pulga ou um carrapato pode causar coceira generalizada, que pode, inclusive, levar a um quadro mais grave. Por isso, além de Banhos regulares e remédios antipulgas e carrapatos, é preciso estar atento ao lugar em que ele vive, pois cerca de 95% ficam no ambiente e não no animal. “Em casa é importante evitar muitos ambientes com carpetes e/ou tapetes. Pisos sem frestas e ‘frios’ bem rejuntados são recomendáveis. Também é uma boa opção trocar a casinha de madeira por uma de plástico, que facilita a limpeza”, explica Marcelo Quinzani, veterinário e diretor clínico do Hospital Pet Care, em São Paulo (SP). E quem tem mais de um animal, deve aplicar o produto em todos eles, mesmo que apenas um tenha pulgas.

0 Lambidas: